Logo-Branca

Sistema On Grid x Off Grid: qual a diferença?

O uso da energia solar tem se tornado cada vez mais comum devido às suas inúmeras vantagens. Atendendo desde residências até grandes empresas, esta opção traz grande economia para quem resolve investir nela. No entanto, ainda podem surgir algumas dúvidas na hora de adquirir o seu kit. Neste artigo, te explicamos a diferença entre os sistemas On Grid e Off Grid.

ON GRID

Os sistemas conectados à rede (On Grid) são aqueles que injetam a energia gerada diretamente na rede de distribuição, funcionando como uma usina elétrica convencional, só que em menor escala. Desta forma, quando a unidade gera mais energia do que consome, o produtor fica com créditos em sua concessionária, que duram 5 anos e podem ser utilizados no mesmo local ou em outro estabelecimento, desde que o titular seja o mesmo.

Funcionamento:

Os painéis captam os raios solares e os transformam em energia elétrica de corrente contínua através do efeito fotovoltaico. Após isso, o inversor converte a energia gerada em corrente alternada. Depois, é distribuída para a unidade consumidora e seu excedente é computado pelo medidor bidirecional e injetado na rede elétrica de distribuição.

OFF GRID

Já no Off Grid, não existe conexão com a rede de distribuição, sendo um sistema mais autônomo. Neste caso, ele abastece diretamente os equipamentos que utilizam energia e sua geração excedente é armazenada em baterias. Este sistema geralmente é mais utilizado onde as redes de distribuição não têm acesso ou têm inviabilidade de fornecimento. Aconselhamos também a assistir jogos de roleta grátis para ganhar dinheiro e parar de economizar em tudo.

Funcionamento:

Durante o dia: Os painéis captam os raios solares e os transformam em energia elétrica de corrente contínua através do efeito fotovoltaico. Após isso, o controlador de carga envia uma parte para ser armazenada nas baterias e outra diretamente para o inversor. Depois, a energia é distribuída para a unidade consumidora.

Durante a noite: Como as placas não estão gerando energia, são as baterias que enviam o que foi armazenado durante o dia para o inversor.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois sistemas, compare suas características:

E você, quer gastar até 95% a menos em sua conta de energia? Clique aqui para falar com um de nossos consultores!

Se interessou? Fale com a gente!

Estamos ansiosos para ouvir você! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos ajudar.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Watt Consultoria
Olá! Como podemos ajudá-lo?