Logo-Branca

Desvendando a sua conta de energia

O uso da energia elétrica com o passar dos tempos tornou-se algo fundamental na vida dos brasileiros, desta forma os gastos com a mesma passaram a ser um custo fixo mensal.

Entender integralmente sua conta de luz é algo essencial para uma maior consciência sobre o seu consumo de energia, e consequentemente do gasto financeiro, apesar disto é comum que alguns tópicos presentes na conta levantem dúvidas em relação ao que se trata.

Fonte: Celpe

O item número um, Classificação da Unidade Consumidora, refere-se a em que modelo tarifário a unidade está cadastrada. Para mais informações acerca das diferentes bandeiras tarifárias acesse nosso post sobre Adequação Tarifária.

Já o ponto dois, Data de Vencimento e Valor Total a Pagar, explicita o quanto o consumidor deve pagar a concessionária e até qual data, das seis disponibilizadas no período de cadastro, deve ser realizado o pagamento.

O tópico três, Descrição da Nota Fiscal, apresenta a quantidade e o preço do consumo ativo, em kWh, e os valores associados a isto e a bandeira, iluminação pública e outros impostos cobrados, que juntos formam o valor total da fatura.

O item quatro, Demonstrativo de Consumo da Nota Fiscal, indica a data da leitura anterior e da atual, além do número de dias que contaram para a geração da nova conta de luz e o consumo total em kWh durante o mês.

Em seguida a Composição de Consumo descreve o quanto é pago por geração de energia, transmissão, distribuição, perda de energia, encargos setoriais e tributos e o quanto isso representa porcentualmente no valor total da fatura.

A Informações de Tributos, o tópico seis, explicita a cobrança de três impostos, ICMS,PIS e COFINS, que são tributos cobrados pela União e regulamentados pela ANEEL.

Gráficos de Evolução de Consumo e Demanda, presente no ponto sete, mostram visualmente a comparação entre o consumo de kWh dos últimos treze meses.

Já o item oito, Informações de Durações e Frequências das Interrupções, relata três indicadores das interrupções de fornecimento de energia na unidade consumidora. O DIC, Duração de Interrupção Individual, trata-se da quantidade de horas em que o consumidor ficou sem receber a energia, o FIC, Frequência de Interrupção Individual, informa a quantidade de interrupções e o DMIC, Duração Máxima de Interrupção Contínua, expõe o número de horas da maior interrupção durante o período da leitura.

E por último as Informações Níveis de Tensão e Tensão Nominal descrevem em quais tensões a unidade consumidora opera e seus limites de variações.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente! Vamos te ajudar a ler e entender sua conta de energia e assim economizar mais nesse período atípico. Confira também nosso e-book  sobre formas de economizar na conta da sua empresa!

Se interessou? Fale com a gente!

Estamos ansiosos para ouvir você! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos ajudar.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Watt Consultoria
Olá! Como podemos ajudá-lo?