Logo-Branca

Como otimizar a produção da sua indústria?

Pautada desde a 1° revolução industrial, a vontade de otimizar sempre esteve presente dentro dos centros fabris de todo o mundo. Em todas as revoluções industriais existentes buscava-se inovações acerca de um ponto comum, a produção. Neste post, abordaremos algumas formas práticas de identificar se você pode estar gastando mais do que deveria em sua fábrica!!!

O PRIMEIRO PASSO

Para otimizar um processo, antes é preciso conhecer bem o que você está trabalhando pois ele industrial ou não, cada atividade é única, assim como as soluções apresentadas. Temos ótimos jogos de roleta gratis com ótimos bônus e jogos para você e toda a sua família!

Para isso, é importante estar em diálogo constante com quem entende bem do processo. Nestes casos, é preferível escutar sempre os funcionários, diagnosticar suas dores perante o processo e observar o que o faz diminuir sua produtividade.

É importante em todas as etapas da construção se obter dados e indicadores. Sem eles, se torna impossível observar um diferencial ou não nas ações que estão sendo realizadas.

AUTOMATIZAÇÃO POR MEIO DE ROBÔS

O uso de robôs é hoje um dos principais indicadores de aprimoramento na produção. Além de ser capaz de efetuar atividades repetitivas sem um descanso, eles são capazes de manter o mesmo nível de perfeição e atenuar desperdícios em comparação a ação humana.

Antes de indicar a solução com ele, deve-se estar ciente do investimento inicial. Dessa forma, é preciso está bem alinhado com a alta gestão e com os funcionários do setor a ser inserido. Dúvidas como qual será a função e como deve ser manipulado são questionamentos naturais que precisam ser solucionados antes da inserção. Além disso, a implementação deve vir em conjunto com treinamentos específicos para que possa ser usufruído o máximo de suas capacidades.

INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS

Um dos pilares da indústria 4.0, a integração de processos é, sem dúvidas, uma das áreas que mais se teve expansão nos últimos anos. Hoje, é possível estabelecer uma conversação machine-to-machine por meio de de robustos protocolos de comunicações onde dados podem ser compartilhados sem a necessidade de ação humana.

Estes dados podem são centralizados em bacos de dados e em seguida encaminhados para sistemas supervisórios, onde os gestores podem acompanhar remotamente toda a produção por meio de celulares ou tablets em qualquer parte do globo.

INTELIGENCIA ARTIFICIAL E INTERNET DAS COISAS

O conceito de internet of things (IOT) está relacionado a quantidade de dispositivos conectados na rede mundial de computadores. Estima-se atualmente que já passamos dos 13,8 bilhões de dispositivos IOT.

Devido ao seu baixo custo energético e financeiro, estes dispositivos se tornam diferenciais na capacidade de gestão. Seja na construção de indicadores, seja para a tomada de decisão com a ação conjunta a técnicas de machine learning e inteligência artificial trazendo um nível de precisão e acurácia que anteriormente eram artigos caros em tempo e em custo.

Dentre estes aspectos, o céu e o limite. Por isso, cabe ao gestor está sempre atento ao mercado e a soluções inovadoras capazes de agregar maior confiabilidade ao seu sistema já existente.

GESTÃO DE PROCESSOS

A gestão de processos e extremamente relevante. De nada adianta possuir uma infinidade de possibilidade e informações se estas não forem convertidas de maneira incisiva para o processo.

A adoção de plataformas e dashboards visando a integração geral do sistema é um aspecto de suma importância. Com esses dados em tempo real a mão, é decisivo para o gestor tomar as melhores decisões no momento oportuno.

Tivemos a oportunidade de realizar um serviço de mapeamento de carga dentro das instalações do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Nele, formos capazes de diagnosticar que em sua matriz energética 40% de seu consumo atual era feito por empresas terceiras que dividiam suas instalações. Além de toda a consultoria para a adoção de novas diretivas com base em seu consumo utilizando micromedidores energéticos distribuídos setorialmente onde se é possível ter em tempo real além de gastos com energia ter a quantização de pontos estratégicos que mais consomem.

A otimização é a chave para a evolução de qualquer sistema que seja. Neste post, conhecemos as principais possibilidades de otimização e ainda ficou por dentro de um caso real no ITEP do quão importante é possuir dados dentro de sua empresa.

Ficou interessado? Podemos lhe ajudar a transformar. 

Entra em contato!

WATT consultoria

Se interessou? Fale com a gente!

Estamos ansiosos para ouvir você! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos ajudar.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Watt Consultoria
Olá! Como podemos ajudá-lo?